SEPLAN –

SEPLAN divulga Boletim Trimestral de Indicadores do Trabalho

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulga trimestralmente a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNADC). Os dados demonstram a movimentação do mercado de trabalho em âmbito estadual e nacional.

A Secretaria do Planejamento (Seplan) produz periodicamente o Boletim Trimestral de Indicadores do Trabalho. Por meio dele é possível acompanhar a evolução dos principais índices de ocupação em SC como rendimento, taxas de formalidade e informalidade, taxa de desocupação, taxa de subutilização, entre outros. Este material contribui para subsidiar a tomada de decisão no âmbito das políticas públicas de trabalho e desenvolvimento econômico no Estado, além de proporcionar uma visão mais clara dos dados para o cidadão.

O Boletim divulgado em dezembro tem como referência o terceiro trimestre (julho/agosto/set) de 2023. Dentre as informações, o Boletim destaca um aumento de empregados com carteira (+1%) e do rendimento médio (+1,7%) no Estado, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado.

Santa Catarina tem o maior número de trabalhadores formais, correspondendo a 81% da força de trabalho catarinense. O estado também é referência nacional com as menores taxas de subutilização da força de trabalho.

A base de dados utilizada é a Pesquisa Nacional de Amostragem Domiciliar Contínua (PNADC), divulgada trimestralmente pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Clique aqui e acesse os dados na íntegra.

Acesse o Boletim Trimestral de Indicadores do Trabalho aqui.