SEPLAN –

Governo do Estado realiza capacitação em geoprocessamento para municípios do Planalto Norte

Governo do Estado realiza capacitação em geoprocessamento para municípios do Planalto Norte

Oficina SEPLAN Capacita GEO reuniu servidores e gestores de dez municípios catarinenses.

No dia 29 de maio, o Governo de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Planejamento (SEPLAN), promoveu mais uma oficina do programa SEPLAN Capacita GEO. Dessa vez, foram contemplados os municípios da Região do Planalto Norte, com o objetivo de capacitar servidores no uso de ferramentas digitais de geoprocessamento.

A atividade aconteceu em formato online, com o apoio da Associação dos Municípios do Planalto Norte Catarinense (AMPLANORTE). A oficina teve a participação de aproximadamente 20 servidores municipais, das respectivas cidades: Bela Vista do Toldo, Canoinhas, Irineópolis, Itaiópolis, Mafra, Major Vieira, Monte Castelo, Papanduva, Porto União e Três Barras. Houveram profissionais das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura, Secretaria de Planejamento e Defesa Civil Municipal.

A diretora de de Desenvolvimento e Gestão Territorial da SEPLAN, Clodine Ribeiro Alves, fez a abertura do evento, agradecendo os presentes e ressaltando a importância da participação e do apoio de todos na iniciativa, também mencionou a importância da parceria entre a pasta e as associações de municípios para mobilização e realização da capacitação.

A atividade foi conduzida pela geógrafa Pâmela Chan, gerente de Geoprocessamento da SEPLAN, que abordou conceitos fundamentais e aplicações práticas de geoprocessamento, com foco na padronização de dados territoriais. Ainda, apresentou conteúdos técnicos com destaque para o uso do software livre QGIS para o planejamento territorial e compartilhou a apostila digital, conteúdo criado pela equipe da SEPLAN para reforçar o aprendizado dos presentes.

A proposta é que, com a capacitação, os municípios possam contribuir para a criação de um banco de dados integrado, alinhado ao objetivo maior do projeto de reunir informações dos municípios. A proposta das oficinas é preparar os profissionais para lidar com dados de maneira mais eficiente e auxiliar na tomada de decisões dos gestores públicos.

Em razão do interesse dos profissionais pela formação e da necessidade de chegar a mais pessoas em menos tempo, neste ano, está sendo desenvolvida a versão de Educação a distância (EAD) da capacitação, a qual irá oferecer videoaulas, exercícios teóricos e desafios práticos. O lançamento do novo projeto está previsto para o segundo semestre.

Informações adicionais para a imprensa:
Tabita Strassburger – Jornalista (MTb 16.318) | Bolsista FAPESC/SEPLAN
didt@seplan.sc.gov.br