Estudo revela as tendências de crescimento econômico e populacional em Santa Catarina
Foto: Eduardo Valente – Arquivo Secom_SC
O Governo do Estado de Santa Catarina liberou um estudo inédito intitulado “Adensamento Econômico e Populacional: Um Olhar Regional em Santa Catarina”. As análises revelam as tendências de crescimento econômico e populacional no Estado.
O novo produto foi desenvolvido pela Diretoria de Políticas Públicas da Secretaria de Estado do Planejamento de Santa Catarina (Seplan-SC). A publicação oferece análises aprofundadas sobre duas décadas de desenvolvimento econômico e demográfico no Estado. A publicação foi elaborada pelo economista Paulo Zoldan, e está disponível no site da Seplan.
A principal base de dados foi do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE). A Seplan desenvolveu análises em profundidade contemplando a série histórica de 2002 a 2021, sendo este o último ano com dados consolidados disponíveis na data em que o estudo foi elaborado. O estudo adotou a divisão territorial da Federação Catarinense de Municípios (Fecam), que define os 21 agrupamentos regionais no Estado.
O Secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, ressaltou que o ineditismo da publicação se pauta pela análise detalhada e representativa das dinâmicas econômicas e demográficas regionais. “O Governo do Estado busca sempre inovar. E isso se mostra nas abordagens diferenciadas, no olhar regionalizado, nas escolhas metodológicas de análises representativas da nossa realidade e das estruturas locais de governança. Esse é mais um instrumento para que o Governo do Estado avance ainda mais na construção de um estado economicamente competitivo, dinâmico e socialmente justo. A importância dessa publicação não está apenas nos números, mas na capacidade de transformar dados em ações concretas e resultados positivos para todos os catarinenses”, afirmou Fabricio.
A nova publicação é uma ferramenta estratégica, que representa um marco essencial para a compreensão das dinâmicas econômicas e sociais do estado. Acesse “Adensamento Econômico e Populacional: Um Olhar Regional em Santa Catarina”, no site da Seplan.
Informações adicionais para a imprensa:
Micheline Krause – Especialista em comunicação Fapesc/Seplan
geind@seplan.sc.gov.br