SEPLAN – Secretaria de Estado do Planejamento

Um olhar sobre os indicadores de 2025: o mercado de trabalho catarinense em retrospectiva

O mercado de trabalho em Santa Catarina encerrou 2025 com um desempenho consistente ao longo do ano. A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) acaba de lançar uma edição especial do Informativo Mensal do Emprego com uma retrospectiva em relação ao mercado de trabalho no estado.

O bom desempenho do mercado de trabalho acompanhou a tendência do crescimento econômico em Santa Catarina. Os economistas da Diretoria de Políticas Públicas da Seplan monitoram os dados e explicitam as evidências oriundas de pelo menos três fontes. A taxa estimada de crescimento econômico deverá fechar o ano de 2025 em torno de 5% (Boletim de Indicadores Econômico-Fiscais), um crescimento próximo ao dobro da média estimada nacional. O desemprego atingiu as menores taxas da série histórica iniciada em 2012, de 2,2% no segundo trimestre de 2025 e de 2,3% no terceiro trimestre, as menores taxas do Brasil (Boletim Trimestral de Indicadores do Trabalho – PNADC). Ao longo do ano, foram criadas 59.184 novas vagas com carteira assinada, o que representou um crescimento de 2,3% do emprego formal no estado (Informativo Mensal de Emprego – Novo Caged).

O Secretário de Estado do Planejamento, Fabricio Oliveira, ressalta que Santa Catarina apresentou crescimento do emprego superior às médias das regiões Sul e Sudeste. Além disso, ele ressalta que todos os grandes grupamentos econômicos registraram saldo positivo de empregos formais, o que também sinaliza para a solidez econômica do estado. “Santa Catarina demonstrou capacidade de crescimento e geração de oportunidades mesmo diante de um cenário nacional e internacional desafiador. Os resultados de 2025 refletem uma economia diversificada e um mercado de trabalho dinâmico. O Governo catarinense tem se empenhado em implementar políticas públicas favoráveis aos empreendimentos e à geração de empregos e renda estável”, declarou o Secretário.

Serviços e Comércio em evidência

O grande grupamento de Serviços concentrou 65,5% do saldo estadual, liderando a geração de novas vagas de trabalho. Essa proporção reflete o saldo acumulado de 38.744 novas vagas no estado. Os subsetores que mais abriram vagas foram de Atividades de atenção à saúde humana (7.207), Publicidade e pesquisa de mercado (5.878) e Serviços para edifícios e atividades paisagísticas (4.877).

O Comércio foi o segundo grande grupamento de maior saldo estadual, concentrando 20,6% das novas vagas. Essa proporção reflete o saldo acumulado de 11.989 novos empregos em 2025. Os subsetores com maiores saldos de novas vagas nesse grupamento foram o Comércio Varejista (6.228) e o Comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas (4.299 novas vagas). Cabe ressalta que os dois grupamentos, de Serviços e Comércio, foram responsáveis por 86% do saldo de trabalho.

Territórios e perfil de trabalhadores

No recorte territorial, 72% dos municípios catarinenses apresentaram saldo positivo de empregos. Os municípios com maiores saldos foram Florianópolis, Itajaí, Palhoça, Chapecó, Joinville, Blumenau e Jaguaruna, nessa ordem. O maior crescimento relativo do emprego foi registrado em Jaguaruna (30,9%). Ao utilizar o critério de regionalização da Fecam, observa-se que as associações de GRANFPOLIS, AMFRI e AMUNESC concentraram mais da metade do saldo estadual.

Os trabalhadores estrangeiros representaram 33,4% das novas vagas criadas no estado, com forte presença na Fabricação de produtos alimentícios, no Comércio varejista, e no Comércio por atacado, exceto veículos automotores e motocicletas e na Alimentação. A aprendizagem profissional, por sua vez, respondeu por 6,2% do saldo de empregos no estado. Esse percentual é aproximadamente o dobro do registrado em 2024 (3,0%), evidenciando um avanço significativo na inclusão de jovens e profissionais em formação no mercado de trabalho catarinense. As mulheres ocuparam 54,9% das novas vagas em 2025, ampliando a participação observada nos anos anteriores, especialmente no setor de Serviços.

O Informativo Mensal do Emprego está disponível para consulta pública e reforça o compromisso do Governo de Santa Catarina com a transparência e o acompanhamento permanente do mercado de trabalho.

Micheline Krause – Especialista em comunicação Fapesc/Seplan

Informações adicionais: comunicacao@seplan.sc.gov.br