SEPLAN – Secretaria de Estado do Planejamento

Seplan lança análise inédita e aprofundada sobre Santa Catarina no 14º Ranking de Competitividade

Foto: Arquivo Seplan SC

Análise inédita e aprofundada sobre os indicadores da competitividade do Estado de Santa Catarina divulgados no 14º Ranking de Competitividade dos Estados foi lançada pela Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan). O diferencial em relação ao Ranking já divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) é o enfoque em SC, detalhando o desempenho em cada um dos pilares e resgatando os dados da série a partir de 2015.

A publicação apresenta mais de 60 páginas de dados, interpretações, tendências e recomendações estratégicas para que Santa Catarina se torne ainda mais competitiva, inovadora, sustentável e economicamente dinâmica. O relatório foi coordenado pelo economista Paulo Zoldan.

O Ranking é publicado anualmente, desde 2011, e tornou-se uma das principais ferramentas de diagnóstico para gestores públicos. O instrumento avalia as 27 unidades da federação brasileira, a partir de 10 pilares temáticos, considerados fundamentais para a gestão pública dos estados: Infraestrutura, Sustentabilidade Social, Segurança Pública, Educação, Solidez Fiscal, Eficiência da Máquina Pública, Capital Humano, Sustentabilidade Ambiental, Potencial de Mercado, e Inovação. O conjunto atualmente totaliza 100 indicadores, distribuídos nesses 10 pilares temáticos

Liderança em segurança e capital humano

Santa Catarina ocupa a 1ª posição nos pilares Segurança Pública e Capital Humano e consolida, mais uma vez, sua 2ª posição no Ranking Geral do país, atrás apenas de São Paulo. Na Edição 2025, o estado conquistou a 2ª colocação no pilar de Inovação, após subir duas posições em relação ao ano anterior. Outro destaque conquistado foi em Potencial de Mercado, em que saltou do 10º para o 3º lugar. Já em Sustentabilidade Ambiental, o estado ganhou três posições, demonstrando avanços na área.

Já no Ranking de Competitividade dos Municípios, também realizado pela CLP, Florianópolis foi considerada a cidade mais competitiva do Brasil, pelo terceiro ano consecutivo. Outros seis municípios catarinenses ficaram entre os 50 primeiros: Jaraguá do Sul (12º), Blumenau (14º), São Bento do Sul (20º), Criciúma (23º), Balneário Camboriú (34º) e Joinville (44º).A análise da Seplan reafirma que Santa Catarina continua a avançar e ressalta os pontos fortes que sustentam seu padrão de excelência. Ao mesmo tempo, aponta os desafios, a fim de apoiar o Governo do Estado na formulação de políticas públicas que mantenham Santa Catarina na vanguarda nacional e avance para a competitividade internacional. Acesse a publicação no link.